Auditores lideram movimento contra descontos em aposentadorias
O Sindifisco Nacional, numa parceria entre sua Direção Nacional e a Delegacia Sindical de Porto Alegre, lança na próxima segunda-feira, dia 26 de novembro, a Frente Nacional RS pela PEC 555.
O lançamento ocorre em reunião no Palácio do Comércio na capital gaúcha, com início previsto para as 11h. e já tem a confirmação de dezenas de representações de diversos sindicatos e associações de servidores públicos.
O movimento reforça a mobilização pela votação da Proposta de Emenda Constitucional n° 555/206, que acaba com a contribuição previdenciária de aposentadorias e pensões do funcionalismo. O desconto foi instituído pela Emenda Constitucional n° 41/2003 e, sob o argumento da solidariedade ao sistema previdenciário, foi implementado na União, Estados, DF e municípios.
Segundo Vilson Romero, diretor de Seguridade Social do Sindifisco Nacional e presidente da Delegacia Sindical de Porto Alegre, “a contribuição criada na reforma da previdência, além de atender compromissos do governo com os organismos internacionais, veio comprometer definitivamente o poder aquisitivo das aposentadorias dos servidores, sendo uma injustiça a ser corrigida”.
No evento para o qual foram convidadas representações classistas do funcionalismo, também já confirmarams presenças entidades de classe dos servidores do Banco Central, da Assembléia Legislativa do RS, Agricultura, Fiscos estadual e municipal, Ministério Público, Brigada Militar, Auditores do Trabalho, entre outras. Além destes, estarão participando representantes de movimentos similares já constituídos em outros estados, como SP, que tem a coordenação do Auditor Fiscal Luiz Fuchs, também diretor nacional do Sindifisco.
A Frente RS deve organizar atividades parlamentares buscando a votação em plenário da matéria em tramitação no Congresso e já aprovada nas Comissões temáticas da Câmara.
As entidades interessadas em participar podem obter informações pelo fone 51-3212.0650.