Seminário Aduaneiro Internacional debate desafios do setor
O futuro da aduana brasileira com a proximidade de grandes eventos de caráter internacional no Brasil e a nova legislação incidindo sobre o sistema portuário foram os principais temas do primeiro dia do Seminário Internacional Aduaneiro, promovido pelo Sindifisco Nacional e a Delegacia Sindical de Porto Alegre.
O presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, afirmou na abertura do evento que a aduana brasileira é a joia da coroa da Receita Federal do Brasil. O presidente da DS/POA Vilson Romero, destacou a importância dos serviços aduaneiros por conta da grande extensão do território nacional e das longas áreas de fronteira existentes. Conforme Romero,o debate em torno do tema é dos mais importantes para o Brasil. “Vamos discutir a estrutura formal por onde se transita o comércio exterior”, sintetizou ao tratar da relevância dos temas que serão debatidos.
O sub-secretário de Aduana e Relações Internacionais, Ernani Checcucci, garantiu que o Brasil precisa melhorar o trabalho na aduana para melhorar a performance do Brasil nos rankings mundiais de comércio internacional. Também fizeram parte da mesa de abertura do evento, o superintendente da 10° Região Fiscal, Paulo Renato Paz, o inspetor chefe da Inspetoria da 10 RF, Antônio Gomes Valdez; o secretário da Frasur (Federação dos Funcionários de Arrecadação Fiscal e Aduaneira do Mercosul), Paulo Giovanni Caro.