Observatórios sociais se reúnem em Brasília
Motivar a sociedade a fiscalizar editais e licitações promovidos pelos estados e municípios brasileiros. Esse é o principal objetivo do Observatório Social do Brasil (OSB), que está presente em mais de 100 cidades de 18 estados brasileiros e que já contribuiu para uma economia aos cofres municipais de R$ 300 milhões em dois anos consecutivos.
Para ampliar ainda mais esses resultados, de 26 a 28 de março será realizado, em Brasília (DF), o 6º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais. O evento conta com o apoio do Sebrae e irá reunir dirigentes, técnicos, voluntários, representantes de entidades empresariais e de órgãos oficiais controladores.
A entrada do Sebrae nesse evento tem como objetivo aumentar a participação dos pequenos negócios nas compras públicas e fazer com que se cumpra a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que prevê, entre outras coisas, que as licitações até R$ 80 mil sejam exclusivas para os pequenos negócios. Estão previstas na programação uma palestra com o consultor do Sebrae Luis Pivovar sobre o poder de compra do estado e uma discussão sobre a Lei da Empresa Limpa que será mediada pelo analista Gilberto Socoloski Júnior. Entre os objetivos do encontro está a ampliação e definição de estratégias do controle social que intensifiquem a atuação dos voluntários na fiscalização das licitações. Além de palestras e debates, serão apresentados resultados dos trabalhos realizados nos municípios e estados.
As inscrições para a 6ª edição do Encontro Nacional dos Observatórios Sociais são gratuitas, limitadas e estão abertas até o dia 20 de março - ou até atingirem o número máximo de participantes - por meio do hotsite do evento.
FONTE: AGÊNCIA SEBRAE