CNM decide por acirrar a mobilização da Classe

Fonte DEN
20 Mai 2015

 Cristina Fausta

Diante da insensibilidade do Governo em atender ao pleito dos Auditores Fiscais, que sequer avançou na marcação de uma audiência com ministro da Fazenda, Joaquim Levi, o CNM (Comando Nacional de Mobilização) decidiu, em reunião realizada na terça-feira (19/5) na sede do Sindifisco Nacional, em Brasília, por acirrar o movimento com novas ações e o incremento das que já estão em andamento.

Foi deliberado um novo “Dia Nacional sem Computador”, no dia 25 de maio. A data é emblemática para os Auditores Fiscais. Neste dia vai a julgamento, na cidade de Fortaleza, mais um dos suspeitos de participar do atentado contra o Auditor Fiscal da Receita Federal José de Jesus Ferreira, em dezembro de 2008. O Comando escolheu a data para também protestar contra a insegurança a que estão expostos os Auditores no exercício de suas atividades. 

No mês de junho, o “Dia Nacional sem Computador” se repetirá nos dias 9 e 24. 

O CNM também decidiu realizar reuniões ampliadas e setoriais com representantes dos tributos Internos, Delegacias da Receia Federal de Julgamento e da área Aduaneira. 

A primeira reunião, com o pessoal de Tributos Internos, está agendada para o dia 9 de junho, a partir de 14h, na cidade de Niterói e ocorrerá no mesmo local onde será realizado o seminário Repensando a Receita Federal do Brasil, nos dias 10 e 11, cujo endereço ainda será disponibilizado. Cada Delegacia Sindical deve enviar um representante das áreas de fiscalização, tributação e arrecadação. É importante que os participantes fiquem atentos ao prazo para dispensa de ponto. As solicitações devem ser encaminhadas para os emailsdispensadeponto@sindifisconacional.org.br e darcila@sindifisconacional.org.br até as 13h do dia 22 de maio.

A segunda reunião ampliada está agendada para o dia 16 de junho, em São Paulo, com representantes das 14 DRJ. A última reunião será com pessoal da área Aduaneira, em local ainda a ser definido.  O prazo de dispensa de ponto para estas duas últimas reuniões ainda será divulgado. 

As depesas dos participantes das reuniões ampliadas serão custeadas pelo Fundo de Mobilização. 

O Comando reforça a orientação de que os Auditores Fiscais se recusem a viajar trabalho ou para cursos de treinamento, em razão do aviltante valor das diárias, item que também faz parte da pauta reivindicatória da Classe. 

O CNM recomenda também às DS (Delegacias Sindicais) que tenham aproximação com o Fórum dos Servidores Públicos Federais  em suas bases que participem dos atos de mobilização e manifestações a serem promovidas no dia 29 de maio em todo o Brasil.

Aduana –  O CNM deliberou pelo incremento das ações na área da Aduana, que vinha realizando Operação Padrão uma vez por mês. A ideia, agora, é que a operação seja feita duas vezes por mês – uma semana sim outra não. Essa decisão do Comando será levada para Assembleia Nacional. 

Além disso, o Comando entende que os setores da Aduana que trabalham com despacho aduaneiro devem realizar, uma vez por semana, o desembaraço zero. Pode ser que esse dia coincida com os Dias sem Computador. 

Visitas às bases – É importante destacar ainda que o CNM está visitando as bases, por todo país, com a DEN (Diretoria Executiva Nacional) a fim de levar informações, ouvir críticas e sugestões e, assim, fomentar a mobilização. O Comando também está enviando um de seus integrantes à cidade de Uruguaiana (RS), no dia 21 de maio, para junto com a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal protestar contra o descaso do Governo pela regulamentação da indenização de fronteira.    

 

Orientações – Durante a reunião, o CNM ainda fez uma nova revisão no Caderno de Orientações. A versão atualizada será disponibilizada até o fim desta semana.