Palestra sobre intervenção do Estado na economia marca o Dia Sem Computador

Fonte Assessoria de Imprensa
10 Set 2015
Lighthouse

A intervenção do Estado na economia beneficia alguns setores e prejudica outros. A declaração é da doutora em economia Rosa Angela Chieza, professora da Ufrgs. Ela falou aos filiados da DS/POA, nesta quinta (10/9), no Ciclo de Palestras: refletindo sobre Estado e Cidadania, que está enriquecendo as atividades do Dia Sem Computador. A atividade ocorreu no auditório do 11º andar do Ministério da Fazenda. Na apresentação “Estado, Finanças Públicas e Financeirização” ela procurou mostrar que as intervenções do Estado na economia são cíclicas, dependendo da situação financeira. No Brasil, o Estado esteve presente entre 1930 e 1980, período da industrialização nacional, e retomou esta condição nos últimos anos através de programas assistencialistas, metas de superávit primário, controle de inflação e câmbio flutuante.  

Conforme Rosa, na atualidade, “o governo estabelece a taxa Selic de 14,25% ao ano para atrair investimentos de capitais externos, porém eleva os gastos com o pagamento de juros de dívidas públicas. Enquanto os investimentos com o funcionalismo público, que inclui os auditores, ficam em segundo plano”. A professora destacou ainda que entre as alternativas para que o Governo Federal possa se recuperar da atual conjuntura econômica estão reduzir gastos e propor uma tributação progressiva.  

A próxima palestra será no dia 15 de setembro, com o Professor Dr. em Economia Antonio David Cattani, prof. Faculdade de Sociologia da Ufrgs. Ele vai falar sobre "Riqueza e Meritocracia". Já no dia 17 de setembro a palestra será com o auditor fiscal da RFB de Varginha, Roney Sandro Freire Correa. Ele irá falar sobre CARF.  

Atividades da Campanha Salarial  

A mobilização por reajuste salarial e valorização da categoria teve novo episódio na quarta-feira (9/9), em Brasília/DF. Representantes da DEN e do Comando Nacional de Mobilização estiveram reunidos com o auditor fiscal e secretário da Receita Federal, Jorge Antonio Deher Rachid, para mostrar que a categoria está unida na busca por suas reivindicações.   

Já na tarde desta quinta-feira, auditores representantes de seis comandos regionais – Santa Maria, Uruguaiana, Santana do Livramento, Rio Grande, Pelotas e Novo Hamburgo – estiveram reunidos com o superintendente regional da Receita Federal do Brasil (RFB) da 10ª Região, Paulo Renato Silva da Paz, para falar sobre entrega de cargos e assuntos do regimento interno.