OSPOA contribui para economia de recursos públicos para o município de Porto Alegre

Fonte Assessoria de Imprensa
31 Mai 2016
Lighthouse

As ações do Observatório Social de Porto Alegre (OSPOA) contribuíram para uma economia de mais de R$ 265 mil em licitações para a prefeitura da capital nos primeiros quatro meses deste ano. O número foi revelado na manhã desta terça-feira (31) em audiência pública, na Comissão Especial de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Porto Alegre.

O presidente do OSPOA, Diogo Chamun, apresentou as ações referentes ao primeiro quadrimestre de 2016 do OSPOA. De janeiro a abril de 2016, 28 processos licitatórios foram analisados e outros 16 estão em andamento. Destes, oito sofreram interação com a prefeitura.

Clique e confira o 1º Relatório Quadrimestral – 2016 na íntegra  

A DSPOA integra a diretoria do Observatório e contribui com a atuação da entidade. O conhecimento do auditor fiscal é importante na análise das licitações e contratos. "A formação, o trabalho e a experiência dos auditores fiscais da Receita Federal auxiliam na fiscalização da aplicação recursos provenientes dos impostos que todos nós pagamos", comentou a vice-presidente da DSPOA, Maria Salete Mocelin, que acompanhou a apresentação. Maria Salete também é a vice-presidente para Assuntos de Educação Fiscal e Cidadania do OSPOA.

O Observatório Social de Porto Alegre é um órgão independente formado por entidades sem fins lucrativos da sociedade civil organizada que, entre outras atividades, acompanha as licitações da capital, realizando uma ação preventiva. Desde sua criação, há pouco mais de um ano, já foram realizadas 61 análises, que contribuíram para a economia de cerca de R$ 15 milhões aos cofres municipais.

Troféu Porto Alegre - O vereador Valter Nagelstein sugeriu aos demais vereadores presentes que o Troféu Porto Alegre, concedido pela Câmara na Legislatura (a cada 4 anos), seja oferecido ao OSPOA como forma de reconhecimento ao importante serviço prestado para a sociedade. A formalização da indicação será feita pelo gabinete do vereador.

Participaram da prestação de contas o presidente do Observatório Social de Porto Alegre, Diogo Chamun, o presidente do Conselho Consultivo, Pedro Gabril Kenne da Silva, o vice-presidente para Assuntos de Controle Social e Metodologia, Dionísio de Souza Nascimento da Silva, a vice-presidente para Assuntos de Educação Fiscal e Cidadania, Maria Salete Mocelin, a vice-presidente para Assuntos Institucionais e Sustentabilidade, Marice Fronchetti, e a coordenadora executiva, Roberta Salis, e os vereadores João Carlos Nedel, Airto Ferronato, Idenir Cecchim, Valter Nagelstein.​