Lista tríplice: primeira fase do processo será nos dia 18 e 19 de abril

Fonte Assessoria de Imprensa
17 Abr 2018
Lighthouse

O processo de indicação dos nomes que vão compor a Lista Tríplice para escolha do secretário da RFB (Receita Federal do Brasil) será nos dias 18 e 19 de abril, quando a Classe está convocada a eleger os três nomes que consideram capacitados para o cargo por DS (Delegacia Sindical). Esta é a fase local, a ser seguida pela regional e, por fim à fase nacional, como está descrito no Regulamento da Lista Tríplice, aprovado no CDS (Conselho de Delegados Sindicais), quando os delegados incluíram o processo no Estatuto do Sindifisco Nacional. A organização e condução do processo está sob a responsabilidade dos Auditores Fiscais Luiz Bomtempo (Brasília); Eurico Pereira Souza (Ponta Grossa) e Humberto Toscano (Brasília), eleitos no mesmo dia em que foi aprovado o regulamento da Lista Tríplice durante a última reunião dos Delegados Sindicais. 

Outras eleições aconteceram em 2015 e 2010. A Comissão Organizadora do processo tem informações de que a categoria está ainda mais empenhada no sistema. Em Porto Alegre a votação se inicia às 9h30 no saguão do prédio do Ministério da Fazenda.

Caderno - Juntamente com a Lista Tríplice, que será entregue aos candidatos a Presidente da República e apresentado à sociedade brasileira, a categoria também deliberou pela elaboração de uma publicação que ficou denominada como Caderno com propostas para aprimoramento do Sistema Tributário Brasileiro e para a gestão da Secretaria da Receita Federal do Brasil. Para tal feito, o CDS também elegeu uma comissão, a COC (Comissão Organizadora do Caderno) que ficou composta pelos Auditores Fiscais diretores do Sindifisco Nacional, Wagner Teixeira Vaz e Edison de Souza Vieira, ambos de Estudos Técnicos; Relações Internacionais e Intersindicais; e ainda pelo Auditores Marcelo Mossi (Foz do Iguaçu); Tiago Lima (PA); e por Hélio Canossi (Aracajú).

A elaboração do caderno já está em fase avançada e sua minuta deve ser apresentada na próxima reunião do CDS, marcada de 14 a 16 de maio, na cidade de São Paulo, ocasião onde a comissão deve discutir mais alguns termos a serem trabalhados. O que já possível adiantar vamos, através desta publicação, reafirmar a posição do Sindicato quanto às propostas do por um sistema tributário mais justo que constam na campanha do Imposto Justo; vamos tratar da correção da Tabela de Imposto de Renda e também vamos apresentar os pontos que o Sindicato e a categoria entendem como essenciais e que necessitam de alteração urgente a serem implementadas na gestão da Receita Federal”, adiantou o diretor de Estudos Técnicos, Wagner Vaz.

Demais etapas – Passada a fase em nível local, a segunda etapa consistirá na indicação, de cada Região Fiscal, de três nomes (fase regional), em votação marcada para o dia 16 de maio, pela internet. Os não filiados terão até o dia 15 de maio para se habilitarem ao pleito.

Antes da última votação, em nível nacional, os dez candidatos que obtiverem mais votos pelas RF passarão por sabatina, em reunião do CDS (Conselho de Delegados Sindicais) que ocorrerá entre os dias 12 e 13 de junho. Por fim, os nomes aprovados serão submetidos a apreciação, por toda a categoria, no dia 20 de junho, também pela internet.

A lista tríplice será encaminhada aos candidatos à Presidência da República, para subsidiar a escolha do novo secretário da RFB. O Sindifisco também entregará aos presidenciáveis um caderno com sugestões da Classe sobre o aprimoramento do Sistema Tributário e sobre a gestão da Secretaria da Receita Federal do Brasil.

O engajamento da Classe é essencial para o sucesso da empreitada, por isso, participe e faça a diferença neste momento tão importante para o cargo.

 

Com informações da DEN