Sindifisco publica tutorial sobre emissão de certificado digital

Fonte Assessoria de Imprensa
05 Jul 2021
Lighthouse

Auditores-Fiscais aposentados já podem solicitar a emissão do certificado digital para participar das eleições 2021 pela internet. O formulário está disponível no Portal de Serviços, em área criada especificamente para a divulgação de informações acerca do processo eleitoral. Para acessar este conteúdo, basta clicar no banner publicado na página inicial do site ou acessar o Portal de Serviços, no seguinte caminho: Eleições 2021 >> Solicitação de Certificado Digital.

O certificado digital será emitido gratuitamente, sem custos para as Delegacias Sindicais ou para os filiados. A iniciativa é resultado da proposta apresentada pela Direção Nacional ao Conselho de Delegados Sindicais (CDS), durante a Reunião Extraordinária Telepresencial realizada em março deste ano. O objetivo é garantir a participação democrática dos aposentados no processo eleitoral, com as mesmas condições dos filiados ativos. Os custos foram levantados pela Direção Nacional e encaminhados à Comissão Eleitoral Nacional (CEN), que decidiu sobre a melhor empresa para a emissão do documento.

O primeiro passo, ao entrar no Portal do Serviços, é clicar no banner “Eleições 2021”. Em seguida, o filiado deverá clicar no botão “Solicitação de Certificado Digital” e preencher os campos do formulário com os dados solicitados, como nome, data de nascimento, CPF, CNH, telefone e e-mail. Ao clicar em “Solicitar Certificado”, o filiado receberá um número de protocolo e será direcionado ao sistema da empresa certificadora, onde poderá realizar o agendamento da emissão do documento.

Na sequência, serão apresentadas duas opções de atendimento: videoconferência e presencial. O filiado deverá escolher uma opção – preferencialmente videoconferência, em função da pandemia – preencher o cadastro com a data de nascimento e anexar um documento de identificação. Em seguida, ele receberá um e-mail com o link para agendar a emissão do documento, no qual deverá selecionar a data e a hora desejadas e confirmar esta opção.

Veja aqui o passo a passo.