Executivo retoma prova de vida presencial para aposentados e pensionistas

Fonte DEN
07 Jul 2021
Lighthouse

A comprovação de vida para fins de recadastramento anual voltou a ser obrigatória nesta quinta (1º) para aposentados e pensionistas. A informação foi divulgada pela Secretaria de Gestão e de Desempenho de Pessoal (SGP), por meio da Instrução Normativa 63/2021.

A retomada da exigência vai acorrer por meio de uma escala (veja calendário no fim da matéria). Os aniversariantes de janeiro de 2020 a junho de 2021, que não realizaram a comprovação de vida durante o período de suspensão, deverão realizá-la até o dia 31 deste mês. Quem não fizer a comprovação poderá ter o pagamento do provento ou pensão suspenso.

Os Auditores-Fiscais aposentados e os pensionistas que têm a biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Denatran podem fazer a prova de vida anual no aplicativo do governo federal “Meu Gov.br”, disponível nas lojas de aplicativos dos smartphones.

Para fazer a comprovação pela plataforma digital, é preciso, antes, abrir conta no “Gov.br“, pelo computador. Depois disso, com o mesmo usuário e a mesma senha do “Gov.br”, o aposentado deve acessar o app “Meu Gov.br”, que realiza a identificação facial dos beneficiários, servindo como comprovação de vida. Para saber como abrir a conta e baixar o aplicativo, clique aqui.