Oficina de Relações Governamentais tem nova turma formada em Porto Alegre

Fonte Diretoria DS/POA
23 Jun 2023
Lighthouse

O Sindifisco Nacional realizou a segunda edição do curso Relações Institucionais, Governamentais, Processo Decisório e Políticas Públicas, nos dias 19 e 20 de junho, destinado aos Auditores-Fiscais da 10ª Região Fiscal. O evento foi promovido pela Diretoria de Assuntos Parlamentares em parceria com a Delegacia Sindical de Porto Alegre (RS).

A oficina contou com a participação de Luiz Alberto dos Santos, consultor da empresa Diálogo Institucional Assessoria e Análise de Políticas Públicas, que se debruçou sobre temáticas como processo decisório, políticas públicas e instituições. Entre os pontos apresentados destacam-se atores-chave nos poderes Legislativo e Executivo, dinâmica das casas legislativas, atuação e monitoramento dos trabalhos no Congresso Nacional.

“O curso foi mais uma oportunidade de disseminar conceitos, conhecimentos e experiências fundamentais para que os Auditores-Fiscais possam atuar no processo decisório governamental e na busca de influência junto aos poderes Executivo e Legislativo, na defesa dos interesses da carreira e da própria Receita Federal. A abrangência dos temas e conteúdos abordados e o alto nível dos Auditores participantes são indicadores do sucesso dessa iniciativa do Sindifisco Nacional”, declarou Luiz Alberto.

O consultor Antônio Augusto de Queiroz falou, no dia seguinte, da representação de interesses no Executivo e no Legislativo, com detalhes sobre os ciclos eleitorais no Brasil, legitimidade e a legalidade dos grupos de pressão, atividade de relações institucionais e governamentais, regras para o corpo a corpo no trabalho parlamentar e outros pontos relativos à temática.

Para Antônio Augusto, a realização dessa oficina parlamentar foi muito oportuna, tanto para instrumentalizar o trabalho sobre as questões remuneratórias e de prerrogativas, quanto para tratar da Reforma Tributária. “É uma oportunidade para compreender o fluxo e o processo decisório no âmbito dos poderes como condição para um trabalho parlamentar mais efetivo. Nas oficinas, além do ciclo das políticas públicas e da tramitação de proposições no legislativo, os Auditores recebem dicas de como atuar de modo eficaz junto aos decisores”, acrescentou.

Os Auditores-Fiscais e diretores de Assuntos Parlamentares Floriano de Sá Neto e Patrícia Fiore fecharam a capacitação com detalhes do trabalho realizado pela pasta, no intuito de aperfeiçoar a interlocução com o parlamento no trabalho que é realizado semanalmente no Congresso Nacional, em matérias de interesse da categoria.

O diretor de Assuntos Parlamentares, Floriano de Sá, adiantou que esse projeto sofrerá adaptações, graças às contribuições dos participantes. “Teremos um momento mais prático e virá novidade para os próximos meses, com o propósito de ter um curso mais direcionado para a prática no Congresso Nacional, tanto com relação à abordagem do parlamentar como o funcionamento do espaço físico da Casa”, explicou.

“O curso é muito importante para fazer esse estreitamento de laços com os parlamentares, que tratam diferenciadamente os Auditores-Fiscais da sua base quando visitados em Brasília ou na própria localidade”, ponderou a Auditora-Fiscal Patrícia Fiore.

Este foi o segundo de um bloco de dez capacitações realizado pelo Sindifisco Nacional. A próxima oficina ocorrerá nos dias 3 e 4 de julho, em Campo Grande, direcionada aos Auditores-Fiscais da 1ª Região Fiscal. As inscrições ainda estão abertas e devem ser feitas pela Delegacia Sindical, que fará as indicações dos filiados à Diretoria de Assuntos Parlamentares, por meio do preenchimento de formulário específico enviado via e-mail.

Sobre a capacitação

Em 2022, a Direção Nacional do Sindifisco iniciou o projeto piloto com a capacitação de duas turmas, num total de 60 Auditores-Fiscais. Até 2024, a Diretoria de Assuntos Parlamentares pretende promover mais oito edições do curso, totalizando as dez Regiões Fiscais, em parceria com as Delegacias Sindicais. As turmas comportam até 30 pessoas, e as oficinas são coordenadas pela empresa de consultoria Diálogo Institucional Assessoria e Análise de Políticas Públicas.