ATO PÚBLICO EM PORTO ALEGRE GERA FORTE REPERCUSSÃO NA CÚPULA DA RECEITA FEDERAL

Fonte Sindifisco Nacional
20 Dez 2023
Lighthouse

Auditores-Fiscais fizeram um grande ato público, nesta terça-feira (19), em Porto Alegre (RS), contra a realização do Seminário de Planejamento da Fiscalização de 2024, promovido pela Receita Federal. O seminário tinha como agenda principal a elaboração, com participação dos Auditores-Fiscais, do Plano Anual da Fiscalização (Pafis).

A manifestação contou com a presença dos Auditores-Fiscais Dão Real (diretor de Relações Internacionais e Intersindicais) e Nory Celeste (diretora de Defesa Profissional), pela Direção Nacional; Sérgio Aurélio (coordenador) e Marcus Dantas (coordenador-adjunto) do Comando Nacional de Mobilização (CNM); e representantes dos comandos locais, como Elias Carneiro, Lázaro Soares e Ubitaran Casarin, dentre outros.

O ato foi organizado em frente ao prédio do Ministério da Fazenda de Porto Alegre, para recepção dos Auditores e administradores que chegavam para o seminário, que teve a presença de superintendentes, chefes de divisões de fiscalização de diversas Regiões Fiscais e chefes de fiscalização das unidades. Estavam presentes a subsecretária de Fiscalização da Receita Federal, Auditora-Fiscal Andrea Costa Chaves; o coordenador-geral de Fiscalização da Receita, Auditor-Fiscal Ricardo de Souza Moreira; e vários outros integrantes da cúpula da área da Fiscalização.

Durante a realização do seminário, manifestantes fizeram uma intervenção no auditório do ministério. A ação foi proposta pelo superintendente da 10ª Região Fiscal, Altemir Linhares de Melo, para que aqueles que participavam do Pafis pudessem também acompanhar a manifestação dos Auditores-Fiscais em greve. A subsecretária Andrea Moreira explicou aos presentes que o Sindifisco Nacional havia enviado ofício para que a Receita não realizasse o evento. Segundo ela, no entanto, as passagens já haviam sido emitidas. A subsecretária também disse que na pauta do seminário estava a discussão de vários indicadores para a composição das metas de desempenho para pagamento do bônus de eficiência.

“A Auditora também declarou apoio aos nossos pleitos, e sua torcida, inclusive, é para que tudo se resolva rapidamente e que o acordo seja definitivamente cumprido”, disse o diretor Dão Real, que lamentou a realização do seminário durante a greve da categoria. “Seria muito importante que os administradores aproveitassem esse período no qual estão deslocados das suas bases para fazer o planejamento, que planejassem junto com a gente a volta da normalidade da Receita Federal, nos ajudando, neste momento, a convencer o governo e pressioná-lo a cumprir a promessa feita pelo ministro da Fazenda”, acrescentou.

Para a diretora Nory Celeste, são grandes as dificuldades para se planejar o futuro dentro de um contexto de desmonte da Receita. “O desmonte fica evidente até nos prédios, na redução de pessoal, idade média elevada dos Auditores, desmotivação profunda, até depressão do corpo funcional, em razão dessa negociação que não acaba. Precisamos virar essa página para construir um futuro melhor”, disse.

Os participantes do seminário ficaram de debater, durante o encontro, sobre os pontos apresentados pelos manifestantes em greve. Na sequência, os Auditores seguiram para a Delegacia Sindical de Porto Alegre para um almoço oferecido aos que participantes do ato.