AUDITORES-FISCAIS INTENSIFICAM GREVE COM GRANDE ATO NO AEROPORTO SALGADO FILHO APÓS 30 DIAS DE MOBILIZAÇÃO

Fonte Diretoria - DSPA
23 Dez 2023
Lighthouse

 

Marcando o 30º dia de uma greve nacional, auditores-fiscais promoveram um impactante ato de greve no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (21/12). Cerca de 30 auditores compareceram em frente ao aeroporto e, na sequência, foi realizada a Operação Padrão. Diferente de uma greve convencional, na operação padrão os auditores-fiscais intensificam suas atividades de fiscalização.

De acordo com Diogo Loureiro, Auditor Fiscal, o ato serve como um alerta para o governo e a sociedade sobre a importância do trabalho dos auditores no país. “Usualmente, o gerenciamento de risco da Receita Federal seleciona aproximadamente 30% de um voo para fiscalização. Hoje, nossa proposta é fiscalizar entre 80% e 100% do voo, com o intuito de demonstrar a relevância e o comprometimento dos auditores fiscais com a sociedade” disse.

Rudimar Nunes Fraga, Presidente da Delegacia Sindical de Porto Alegre, destacou a persistência da categoria ao buscar o cumprimento do acordo firmado há sete anos. Ele enfatizou que um acordo assinado em 2016, durante o governo do PT com Dilma Rousseff, permanece sem cumprimento pelo governo. "Hoje, temos novamente um presidente petista, e esperamos que ele cumpra aquilo que foi prometido há sete anos atrás", ressaltou Fraga, sublinhando a importância de uma remuneração adequada, dado que os auditores fiscais enfrentam uma das piores remunerações do Brasil em termos de auditoria fiscal.

Os auditores-fiscais estão em greve desde 20 de novembro, buscando o cumprimento integral do Plano de Aplicação do Fundaf e alterações no Decreto 11.545/2023, conforme acordado pelo governo federal em 2016.

A greve continua intensa em todo o país. Até o momento, 49 auditores-fiscais renunciaram seus cargos junto ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), demonstrando a insatisfação da categoria. Os efeitos também são visíveis nos portos e aeroportos, onde filas para cargas sem liberação alfandegária estão sendo registradas. Os auditores-fiscais reiteram seu compromisso com a sociedade e aguardam a efetivação das promessas feitas pelo governo.