Marinho quer "humanizar" INSS com música e salas de espera

11 Jun 2007
As agências da Previdência Social terão música ambiente agradável e salas de espera mais confortáveis para o atendimento dos segurados, segundo informou o ministro da Previdência, Luiz Marinho. O objetivo é recuperar a imagem do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) com a população e, com isso, reduzir os casos de violência contra servidores e peritos. "Temos de humanizar o atendimento. A música agradável vai ajudar a acalmar os ânimos dos segurados", disse o ministro, ontem, durante visita feita de surpresa ao posto do INSS em Santo André, na região do ABC paulista. No mesmo posto, na última quarta-feira, uma médica perita do INSS foi esmurrada por uma segurada e teve descolamento de retina (separação da retina da parte subjacente que a sustenta). Outra medida apresentada ontem pelo ministro foi a separação das áreas de espera dentro dos postos de atendimento. Os segurados que aguardam a perícia médica ficarão separados dos segurados que aguardam outros tipos de atendimento. O ministro destacou que, com a criação da Super-Receita, as agências vão parar de atender as questões relativas às contribuições previdenciárias, deixando mais espaço para os segurados. Atualmente, 60% dos atendimentos nos postos referem-se a benefícios por incapacidade (como o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez) e perícia médica.