RBS desembarca no Paraná via internet

23 Ago 2007
O Grupo RBS acaba de chegar ao Paraná, mas não pela compra de um jornal ou uma rádio no Estado – como tentou repetidas vezes. Desde esta terça-feira (21), está no ar a versão paranaense do portal Hagah, que oferece informações de serviços e lazer – um site pelo qual o usuário tem acesso a dados como endereço, telefone e fotos de locais de Curitiba e Região Metropolitana. Para analistas, este pode ser um primeiro passo de projeções mais ambiciosas no mercado paranaense, dominado pelo grupo RPC, que, a exemplo da RBS, é parceiro da Rede Globo no Paraná. "O portal será uma pista de testes do mercado de lá. Assim, a RBS poderá medir o poder de sua marca e a capacidade de dar conteúdo compatível às necessidades da população paranaense", relata Milena Zaniboni, analista de telecomunicações da Standard & Poors.A entrada da RBS no Paraná envolve um investimento de aproximadamente R$ 12 milhões nos próximos três anos. O grupo gaúcho confia na característica cosmopolita do curitibano para ser aceito naquele mercado. "Como há muitos paulistas, catarinenses e gaúchos vivendo na cidade, há uma certa tolerância a produtos de outros Estados", justifica Silvia de Jesus, vice-presidente de Internet e Inovação da RBS. Ela nega que o portal sirva de laboratório para novas investidas no Paraná. "Nosso objetivo é garantir o sucesso do Hagah", resume a executiva. Em Curitiba, o site é abastecido por uma equipe própria de 30 pessoas. (Marcos Graciani)