Paradigmas do consumo
Agência FAPESP – O mercado do luxo, o paradigma central do consumo e suas conseqüências para o país. Esse será um dos assuntos em destaque no programa de rádio Pesquisa Brasil do próximo fim de semana. O entrevistado será o consultor de marketing André Cauduro D’Angelo. “O luxo nada mais é que autogratificação legítima. Parece mesmo natural que no próprio universo do luxo se estimulem compreensões da sociedade que atenuem ou enfraqueçam qualquer reflexão moral”, disse D’Angelo, autor do livro Precisar, não Precisa – Um olhar sobre o consumo de luxo no Brasil (Editora Lazuli/Cia. Editora Nacional), resultado de dissertação de mestrado apresentada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A reportagem especial abordará a aposta das universidades públicas de todo o país na televisão via internet, a exemplo da Universidade de São Paulo, que acaba de lançar a versão experimental da IPTV USP, canal on-line que tem o objetivo de disseminar as atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas em todos os campi da universidade. Ajude a fazer o programa: envie perguntas, críticas e sugestões para pesquisabrasil@fapesp.br. O ouvinte que tiver sua pergunta selecionada ganhará uma assinatura semestral de Pesquisa FAPESP. Pesquisa Brasil é transmitido pela Rádio Eldorado AM (700 kHz) aos sábados, às 11h. Nos mesmos horários, pode ser acompanhado pela DirecTV, no canal de áudio 883, ou pela internet, no endereço www.radioeldoradoam.com.br. A partir da tarde de segunda-feira, os interessados também podem ouvir o conteúdo do programa no site da revista Pesquisa FAPESP, em www.revistapesquisa.fapesp.br.