AFRFB DA DS/ POA VISITAM EDITOR-CHEFE DO JORNAL DO COMÉRCIO E CORREIO DO POVO
JORNAL DO COMÉRCIO Na segunda-feira (28/04), em prosseguimento à série de visitas realizadas pelos AFRFB às empresas jornalísticas da capital, ocorreu um novo encontro entre os Auditores-Fiscais e jornalistas responsáveis pela linha editorial de veículos de ampla circulação no Estado. O editor-chefe do Jornal do Comércio, Pedro Maciel e o repórter Leandro Guimarães ( de política e economia) receberam Roberto Jorge da Silva, Presidente da DS/PA, Maria Regina Paiva Duarte, Dão Real Pereira dos Santos e Édio Pedro Schmitt.
Indagados sobre questões relacionadas à Greve, os AFRFB expuseram aos jornalistas esclarecimentos diferenciados sobre o que está travando as negociações da Categoria até o momento. Os visitantes, não só puderma retomar o histórico do Movimento, como explicaram para Maciel e Guimarães os pontos críticos do impasse que levou os AFRFB à Greve: transcurso de mais de 8 meses de tentativas de negociação inconclusas da Categoria com o Governo, aproximadamante 36 reuniões frustradas e a inexistência de um calendário, além da falta de resolução para questões relacionadas ao fosso, aspectos agravados pela imposição de uma modalidade de avalição incompatível, em troca de salários, SIDEC, critério inconstitucional no tocante às carreiras típicas de Estado. JORNAL CORREIO DO POVO Na terça-feira, (29/04), ocorreu a visita agendada a uma das mais tradicionais empresas jornalísticas do Rio Grande do Sul, o Jornal Correio do Povo. O Editor-Chefe, Telmo Ricardo Borges Flor, juntamente com a repórter Thais Dihl ( editoria de Geral) conversaram com os AFRFB do Comando Local . Nesse encontro também houve a participação do AFRFB. Adriano Chedid .
Cabe lembrar que, a partir de agora, o grupo de AFRFB que vem tomando parte nas visitas À imprensa também integra a recém-criada Comissão de Comunicação do Comando Local de Porto Alegre.
AFRFB COMO FONTES NAS MÍDIAS Durante os três contatos jornalísticos (visita à Zero Hora, Jornal do Comércio e Correio do Povo) gerou-se a oportunidade de um diálogo franco entre os AFRFB e os titulares de relevantes editorias locais com a chance da realização de uma exposição detalhada da conjuntura que cerca a Greve e da atuação do Auditores-Ficais. Os editores dos veículos tiveram acesso à retrospectiva do Movimento e foram informados sobre as ameaças que sofre a Categoria, decorrentes da última proposta do Governo (em 25/04). Os AFRFB afirmaram que se fosse aceita , na forma apresentada, implicaria na extinção dos critérios relacionados à progressão e à promoção na carreira (leia mais a esse respeito no: “Manifesto de Porto Alegre: A “nova” proposta é uma farsa”, de 25/4, em www.unafisco-poa.org.br). DEMANDAS DE COMUNICAÇÃO: RENOVANDO ESTRATÉGIAS Sucedem-se, no mês de maio, novos contatos com editorias de diferentes veículos (canais de televisão e emissoras de rádio e os demais jornais de Porto Alegre e de outras localidades, inclusive de fora do Estado). Para que o procedimento torne-se praxe na DS/POA é necessário promover, em todos os níveis, um aquecimento permanente entre os canais de comunicação disponíveis, quer disponibilizando-se pautas, quer oferecendo-se vozes aos noticiários das produções midiáticas . O objetivo não é outro que afirmar a possibilidade de os AFRFB tornarem-se fontes abalizadas no tocante às lutas sindicais da Categoria veiculando assuntos de interesse da sociedade no que diz respeito ao âmbito de atuação na RFB.
A prática frutificará com a inserção - democrática - de informações qualificadas junto asso veículos. Um bom exemplo disso ocorre com a disponibilização de "vozes de autoridade" dos representantes de Movimentos à imprensa. Assim, é possível construir o que se refere à "polifonia social " efetiva que se dá quando as editorias voltadas aos temas de interesse de uma Categoria buscam diretamente a participação. das suas vozes. Nos diferentes veículos, as editorias temáticas são responsáveis pela formação de opinião na comunidade, mas, isso acontece somente se o fluxo de informação decorre da participação de fontes especializadas e de forma transparente.
Sem dúvida, esses são alguns dos desafios que caberão à Comissão de Comunicação do Movimento prosseguir realizando.
DS PORTO ALEGRE 29/04/2008