Ótima notícia para o consumidor; Comemorar o que? Os direitos no caos aéreo argentino
Fonte:Site UOLFolha blogs Maria Inês Dolci http://mariainesdolci.folha.blog.uol.com.br/arch2008-07-27_2008-08-02.html#2008_07-28_18_27_31-10566276-031/07/2008Ótima notícia para o consumidorEsperamos que a regulamentação do atendimento ao consumidor pelos call centers, que vigorará a partir de dezembro, mude o quadro de desrespeito que vemos hoje principalmente nas empresas de telecomunicações, serviços públicos, e financeiros. Entre as mudanças estão o cancelamento do serviço imediatamente após o pedido do cliente e a opção de falar com o atendente no primeiro menu eletrônico e em todas as subdivisões. Isso acabrá como uma das mais inglórias perdas de tempo de que se tem conhecimento, nos dias hoje: o jogo de empurra dos Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs).Tente cancelar um serviço de TV por assinatura ou de internet banda larga rapidamente. Talvez seja mais fácil esperar pelo cumprimento de promessas eleitorais ou pela redução da carga tributária brasileira. Aliás foi o comprovou a Folha de S. Paulo no teste feito com atendimento de algumas empresas. Vamos guardar com carinho a íntegra do decreto 6.523 para cobrar cumprimento. Segue o link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Decreto/D6523.htm (16h25)29/07/2008Comemorar o que?Uma década de privatização das teles é comemorada hoje, mas será que é motivo de festa? Basta vermos as listas das empresas mais reclamadas nas entidades de defesa do consumidor para constatarmos que não. Nós consumidores sofremos nas mãos de poucas empresas, até porque a competição na telefonia fixa, por exemplo, não ocorreu. E a tendência é só piorar com a concentração que teremos a partir da revisão do modelo que orientou o desenvolvimento do setor de telecomunicações, para atender interesses de grupos privados, e com o governo praticamente impondo a fusão da Brasil Telecom com a Oi. E hoje somente 43,1% dos municípios têm serviço de banda larga. A Anatel, a agência que deveria regular as telecomunicações, dobra sua espinha às operadoras, em detrimento dos usuários.09h4728/07/2008Os direitos no caos aéreo argentinoA crise no setor aéreo da Argentina, que transformou em pesadelo o retorno de muitos brasileiros, no final de semana, não deve desanimar quem deseja ir atrás de seus direitos. Os passageiros brasileiros que sofreram transtornos com os atrasos de vôos das Aerolíneas Argentinas devem reclamar seus direitos diretamente à Agência de viagem em que adquiriram os bilhetes. Elas não podem se eximir de responsabilidade no caso daqueles que contrataram pacote no Brasil. Para isso é que se contrata uma agência: para nos assistir em casos de dificuldades no passeio. De qualquer forma, os consumidores que sofreram com mais de 24 horas de espera, deveriam ser assistidos no aeroporto pelos órgãos governamentais argentinos e, em situações como essa, de omissão, devem pedir ajuda às entidades locais de defesa do consumidor. No Brasil, os turistas lesados que compraram diretamente as passagens, podem acionar a empresa área que tem escritório aqui. Foram vários vôos atrasados e cancelados. A empresa Aerolíneas Argentinas passa por uma grave crise financeira. Muitos aviões estão parados, e há atraso no pagamento dos funcionários. 17h27http://mariainesdolci.folha.blog.uol.com.br/arch2008-07-27_2008-08-02.html#2008_07-28_18_27_31-10566276-0